O estudo também traz as tecnologias e tendências que se destacarão, tanto neste momento, quanto as que terão uma retomada mais acelerada. Acreditamos que esta visão pode ajudar a perceber movimentos que ajudarão as empresas a superar este momento e ser mais eficientes.
Oportunidades na Crise
Do ponto de vista corporativo, o estudo analisou oportunidades que foram vistas na experiência da China. Como destaque percebemos: aceleração da transformação digital, principalmente no sistema de saúde e aumento de serviços e negócios sem ponto de contato. Algumas das situações práticas que podemos visualizar este impacto do coronavírus no mercado de tecnologia são: escritórios remotos, educação online e e-commerce.
E abaixo listamos algumas das tecnologias que trazem impactos positivos na mudança que estamos passando:
- Ferramentas de Comunicação Unificada;
- Virtualização e colaboração;
- Serviços em nuvem;
- Segurança;
Outra aposta que o estudo da consultoria traz é de “impacto forte em servidores e armazenamento, que já traziam tendência de queda que agora deve ser acentuada”, de acordo com Luciano Ramos, gerente de consultoria e pesquisa de enterprise da IDC Brasil. Por outro lado, serviços baseados em nuvem como infraestrutura, plataforma ou software como serviço (IaaS, PaaS ou SaaS, na ordem) devem permanecer em alta.