O sequenciamento de produção contribui com a otimização das taxas de entrega, diminui os custos e melhora até mesmo a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
E o ERP pode contribuir diretamente com esse planejamento, já que ele ajuda a controlar o chão de fábrica e a integrá-lo às demais áreas da sua indústria, prevenindo assim paradas não programadas, atrasos, indisponibilidade e até mesmo ociosidades na sua rotina de fabricação.
O sistema ERP e seus benefícios
O ERP, Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recurso Empresarial, em tradução livre, é um sistema que unifica todos os dados e processos de um negócio, armazenando-os de forma estruturada.
Nesse sentido, o ERP integra as tarefas e permite o acompanhamento de todos os procedimentos industriais. Assim, a comunicação entre os setores é beneficiada e os erros também são diminuídos. O que faz do ERP o braço direito dos gestores na hora de reduzir os custos e otimizar os processos.
Dentro das funções realizadas por software, podemos destacar:
- Folhas de pagamento;
- Controle de horas;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Controle de estoque e recursos;
- Geração de relatórios gerenciais;
- E agendas de tarefas.
- Além disso, a partir dos dados armazenados nesse sistema, alguns diagnósticos são feitos a respeito das medidas que precisariam ser tomadas para aumentar a produtividade e reduzir os gastos.
O papel do ERP no sequenciamento da produção
Esse software de gestão integra e automatiza todos os departamentos e processos da sua indústria, fornecendo informações necessárias para tomadas de decisões mais assertivas. Além disso, a partir de um banco de dados único, consistente e atualizado em tempo real, o ERP fornece uma visão completa e aprofundada sobre a sua linha de produção, seus equipamentos e a sua equipe.
Nesse sentido, com a integração das funções do sistema ERP, o sequenciamento da produção de uma indústria é beneficiado de diversas formas, entre elas podemos citar:
- Diminuição de despesas desnecessárias;
- Controle de estoque;
- Diminuição de excedentes;
- Compras de produtos e matéria-prima de forma mais organizada;
- Sincronização de entradas e saídas de capital;
- Faturamento da empresa atrelado ao sistema;
- Emissão de notas fiscais;
- Cadastro de clientes e fornecedores em um mesmo local.
Dessa forma, as indústrias garantem maior precisão e qualidade, ao sincronizar sua produção e estruturar o seu fluxo produtivo de acordo com os prazos de entrega, definição e acompanhamentos de metas e KPIs, definição dos setups dos equipamentos e adequação da programação da sua equipe, conforme às demandas mais urgentes e prioritárias, por exemplo.