O ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa, na sigla em inglês) é projetado para fornecer suporte direto às operações, organizando e otimizando as operações de uma empresa, utilizando um sistema centralizado no qual todos os usuários autorizados têm acesso direto às informações necessárias a qualquer momento e de diferentes áreas.
Os ERPs atualmente são altamente personalizáveis de acordo com as necessidades de diferentes usuários e cada empresa, principalmente os de empresas especializadas neste tipo de software, como a SAP.
Automatizar operações diárias
O levantamento manual de dados pode ser cansativo e muitas vezes é propenso a erros. Um sistema ERP automatiza essa atividade. Isso economiza muitas horas por parte dos funcionários e traz mais precisão de informações.
Integração em todos os departamentos
Gerenciar sistemas separados para diferentes departamentos é um pesadelo para qualquer negócio. O sistema ERP integra todos os departamentos e armazena dados em um único banco de dados que pode ser verificado e comparado como e quando necessário. Assim, economiza tempo da equipe e garante a precisão.
Segurança de dados ideal
Com pilhas de informações críticas produzidas todos os dias, protegê-las de acesso não autorizado torna-se difícil. Além disso, é quase impossível armazenar e acessar dados se feito manualmente. Um sistema ERP facilita o acesso às informações, fornecendo segurança a ele. Permite aos usuários acesso baseado em papéis e segurança multicamadas, restringindo assim a adulteração não autorizada de dados.
Eliminar a duplicação de dados
Os dados duplicados são irritantes e retardam o processo de tomada de decisão. Também pode levar a decisões inadequadas. Como mencionado acima, o software ERP integra todos os departamentos e registra todas as informações em um banco de dados unificado. Um único local para todas as informações elimina problemas de duplicação de dados, ajudando as empresas a tomar decisões rápidas e precisas.
Aceleração das Operações de Negócios
Um sistema ERP automatiza a maioria das tarefas repetitivas, aumentando assim a velocidade de entrada de dados com precisão garantida. Isso leva a operações sem erros e de execução suave.
Controle, Monitoramento e Análise de Processos
Um sistema ERP mantém registros de todas as informações geradas a partir de cada processo. Os usuários podem utilizar esses dados para gerar relatórios regulares e precisos vitais para o controle dos processos, identificação das falhas, tomada de decisões para remendá-los.
Assim, um sistema ERP remove a dependência do negócio em indivíduos e facilita cada aspecto de gerenciar e rastrear. É por isso que uma empresa precisa de um sistema ERP.