Entenda a união do ERP e do BI na gestão dos negócios

28/09/2021 09:55 2 min. ValorUp Tech 608

Especialista explica o papel de cada tecnologia e destaca as vantagens com exemplo de empresas que já usam essas soluções

É muito comum as empresas centralizarem suas atividades dentro de uma tecnologia única e de fácil acesso, como é o caso dos ERP’s (Enterprise Resource Planning). Isso porque cada área precisa de uma ferramenta para gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras. No entanto o ERP pode ser um centralizador desse fluxo de trabalho em um único sistema, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.


'Ao invés de cada área possuir um software isolado, o ERP concentra todas as informações em uma única plataforma, dando à empresa autonomia na execução de tarefas rotineiras e tornando a comunicação interligada', explica Fernando da Silva, head de Produto ERP de empresa do setor.


E se dentro do ERP está toda a operação de uma empresa acontecendo, processos, títulos, notas pagas, e todas as transações da empresa, somar essas informações em uma ferramenta analítica pode trazer também insights para os negócios. Esse benefício pode ser alcançado, por exemplo, com a união de um ERP com ferramentas de Business intelligence (BI).


'Os ERP’s trabalham com arquitetura de dados transacional, com regras e padrões que podem ser incluídos e editados, conforme a necessidade das equipes. Já as ferramentas de BI oferecem dados analíticos, facilitando a análise dinâmica de grandes quantidades de dados pelos usuários', explica Silva.


Segundo o executivo, o ERP e o BI juntos trazem vantagens como capacidade de personalizar as informações, visão mais simples e rápida dos dados da empresa, agilidade no processo de decisão, ferramentas avançadas com Machining Learining (ML), visão de comportamentos e tendências, além de prescrições e analises bem complexas e efetuadas de forma automática, com 'um apertar de um botão'.


O Grupo RAR, produtor de maçãs, tem uma de suas empresas, a RASIP, utilizando o ERP para toda a rotinas administrativas, e as solução de Performance Corporativa BI, que hoje é uma das tecnologias mais estratégicas para a empresa quanto ao acompanhamento de indicadores e tomada de decisões.


'Em 2013 implementamos nosso módulo de orçamento em uma visão do BI e toda companhia faz uso da ferramenta para gestão orçamentária. Em 2016, intensificamos o uso do BI nas análises comerciais, o que nos proporcionou maior assertividade no processo de tomada de decisão, assim como na construção das estratégias comerciais e de mercado. O ERP é usado mais no dia a dia das rotinas administrativas, como contas a pagar e receber, entradas fiscais etc.', explica Raquel Manfredi Pandolfo, gerente administrativa e financeira da empresa.


De acordo com a executiva, no caso do BI, a ferramenta complementa a visão do negócio, já que a empresa tem como prática acessar suas informações logo pela manhã. 'É muito estratégico, especialmente quanto ao acompanhamento do faturamento e das atividades do comercial. Acompanhamos o preço médio de indicadores, performance do cliente etc'.


Gestão de crise


Durante a pandemia, essas tecnologias também estão auxiliando as companhias a atravessarem este momento turbulento. 'É extremamente importante criar ações e tomar decisões assertivas diante de um momento sensível. Quando tenho tudo integrado dentro de um ERP, essas informações abastecem o gestor, que irá compreender mais facilmente seus compromissos, principais desafios e assim definir a atuação e postura diante do cenário', ressalta Silva.


'Hoje, atendemos mais de 12 mil clientes. Nossas soluções de gestão são altamente adaptáveis e flexíveis. O ERP da Senior, inclusive, já traz hoje algumas ferramentas de BI que viabilizam uma organização de dados de forma bastante interessante e relevante. No entanto, oferecemos as duas soluções também de forma individual. Uma integração pode ser realizada na Senior de forma bastante eficaz, oferecendo aos clientes uma gestão completa dos negócios', afirma.